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quarta-feira, 12 de março de 2014

Nova Reestruturação da Rede Municipal de Ensino - Prefeitura Municipal de São Paulo

O Ensino Municipal de São Paulo está organizado em três ciclos:

Ciclo de Alfabetização

O ciclo de Alfabetização compreende os 1°s, 2°s e 3°s anos. A avaliação será bimestral e o resultado será dado por conceitos:

NS - o aluno não está aprendendo os conteúdos esperados para o período.
S- o aluno está aprendendo uma parte dos conteúdos, mas ainda precisa melhorar.
PS- A aprendizagem está adequada.

O aluno só ficará retido entre o 1° e 2° ano se faltar demais e tiver menos que 75% de presença. São 200 dias de aula, então não pode ter mais que 50 faltas no ano.
No final do 3° ano o aluno poderá ficar retido caso não apresente uma aprendizagem adequada. Serão oferecidas várias oportunidades de recuperação durante este ciclo. As professoras ministrarão atividades de recuperação durante as aulas e os alunos do 3° ano que não estiverem com aprendizagem adequada serão encaminhados para recuperação fora do horário de aula. Estas atividades contarão nota no boletim



Ciclo Interdisciplinar

 
O ciclo interdisciplinar compreende os 4°s, 5°s e 6°s anos. A avaliação será bimestral e o resultado será expresso em notas de 0 a 10. No 4° e 5º ano o aluno ficará retido apenas se ultrapassar o limite de faltas (mais de 50 dias de faltas no ano). No 6º ano os alunos com aprendizagem inadequada poderão se retidos.
Haverá recuperação paralela (fora do horário de aula) para os alunos que estiverem com aprendizagem inadequada e esta atividade contará como nota para o boletim.
Serão oferecidas várias oportunidades de recuperação durante este ciclo. Os professores ministrarão atividades de recuperação durante as aulas e os alunos que não estiverem com aprendizagem adequada serão encaminhados para recuperação fora do horário de aula. Estas atividades contarão nota no boletim.
 

Ciclo Autoral

7º, 8º e 9º anos. A avaliação será bimestral e  o resultado expresso em notas de 0 a 10. O aluno poderá ficar retido em todos os anos deste ciclo caso não recupere a aprendizagem.
Serão oferecidas várias oportunidades de recuperação durante este ciclo. Os professores ministrarão atividades de recuperação durante as aulas e os alunos que não estiverem com aprendizagem adequada serão encaminhados para recuperação fora do horário de aula. Estas atividades contarão nota no boletim.
Neste ciclo os alunos deverão produzir um TCA - Trabalho Colaborativo de Autoria. É um trabalho de pesquisa, organizado pelos professores, que será desenvolvidos no três anos do ciclo, sendo concluído no 9 º ano.
 
 

Pontos Importantes

Os pais deverão acompanhar a aprendizagem dos alunos. É necessário que os pais verifiquem cadernos, lições de casa e trabalhos, compareçam as reuniões de pais, verifiquem as notas nos boletins e garantam a frequência dos alunos nas aulas regulares e nos projetos de recuperação.
 

Avaliação

 
Os boletins serão bimestrais. Os responsáveis terão acesso pelo site que será divulgado posteriormente e nas reuniões de pais. As notas serão fechadas com base no desenvolvimento da aprendizagem que será verificada através dos seguintes instrumentos:
 
avaliação contínua - atividades diárias onde o professor verifica como o aluno está fazendo, suas dúvidas, seu empenho e participação;
 
-avaliação bimestral: provas escritas que os docentes ministrarão no decorrer do bimestre.
 
-trabalhos e pesquisas: os professores solicitarão trabalhos para serem feitos fora da escola, e que serão avaliados com nota de 0 a 10;
 
-projetos: participação e frequência nos projetos fora do horário de aula regular (participação, empenho, pontualidade e frequência);
 
-lição de casa: cada turma terá um cronograma de lição de casa e será atribuída uma nota de 0 a 10 para a realização das mesmas.
 
-recuperação contínua: os professores desenvolverão atividades diferenciadas em sala, contando também com o apoio de outros professores. A participação e empenho nestas atividades também contarão para a avaliação.
 
-recuperação paralela: os alunos que estiverem com muita dificuldade em português e matemática serão encaminhados para a recuperação fora do horário de aula. A participação, frequência e pontualidade contarão para a avaliação como nota no boletim.
-assiduidade (pontualidade e frequência);
 
-provão semestral: no final do primeiro e do segundo semestre a escola organizará a semana de provas. Essas datas serão previamente divulgadas para que os alunos se preparem.
 
A nota final expressará como os alunos estão se apropriando dos conteúdos trabalhados. Não será uma simples somatória. Quando os alunos demonstrarem que estão constantemente ofertando atividades de recuperação para aqueles que estiverem com dificuldade e, havendo a superação da dificuldade pelo aluno, prevalecerá a nota do trabalho de recuperação.
Serão atribuídas notas de 0 a 10 para os educandos em cada instrumento de avaliação e estas serão sintetizadas numa nota final.
No ciclo de alfabetização serão utilizados os conceitos NS, S ou PS para sintetizar a avaliação final e para os demais anos do Ensino Fundamental serão atribuídas notas numéricas entre  0 a 10. A nota mínima para considerar a aprendizagem satisfatória é 5. Abaixo desse número a aprendizagem não será adequada.
 

Regimento Escolar

 
Documento muito amplo, que trata de toda a vida escolar. No capitulo VII encontramos as Normas de Convívio, que tratam dos direitos e deveres dos alunos e medidas disciplinares. Importante: esse documento visa garantir o direito e o acesso dos educando a educação.

Post original de 11/03/2014 em   http://emefjoaoramospa.blogspot.com.br/


 

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